terça-feira, 27 de março de 2012

Inclusão Digital

Ø       Responsáveis pelo projeto:

José Willame Nogueira dos Santos

Alcione dos Santos Araújo

Ø       Justificativas:

Vivemos atualmente na assim chamada Sociedade da Informação, na qual a inclusão de diferentes profissionais no mundo digital é essencial, particularmente no caso de professores. A professora Selma Ribeiro conta que seu sobrinho de sete anos já sabe o que é o euro, a moeda vigente na União Européia. Intrigada, Selma perguntou ao menino onde ele havia aprendido sobre o euro. Rapidamente, o garoto respondeu: “Na internet”. A professora chegou à conclusão que muitos alunos já estão mais adiantados do que educadores quanto ao uso das novas tecnologias digitais.

            Pensando em sanar esse problema, governantes de todas as esferas têm criado programas de inclusão dos professores na era digital. Pesquisas apontam que o maior problema no uso das chamadas Tecnologias da Informação nas escolas não está na falta desses equipamentos, e sim na falta de domínio dessas novas ferramentas por parte dos professores. Para tirar proveito dessas ferramentas, o professor deve está inserido na cultura digital, é necessário interagir com a tecnologia, apreender suas principais propriedades e potencialidades para uso pedagógico.  


A inserção no mundo digital não é só o amplo acesso à tecnologia, mas a apropriação dela na resolução de problemas do cotidiano: como na escrituração de diários de classe, preparo de aulas e tantos outros recursos disponíveis. Dos 15 professores do turno vespertino da Escola Municipal Gente Pequena, menos de 15% utilizam, de fato, o laboratório de informática como ferramenta pedagógica. Percebe-se, nesse contexto, a necessidade de fomentar ações que permitam torná-los usuários familiarizados com os recursos ali disponíveis. Neste sentido, este projeto pretende desenvolver ação de inclusão digital dos professores,  alunos e servidores da Escola durante ano letivo de 2012.


Ø       OBJETIVOS GERAIS


A forma mais adequada de incluir  alguém digitalmente é tornando-o capaz de   gerar conhecimentos úteis no seu cotidiano. Os computadores são máquinas de aprender porque permitem, a aluno e professores, provocar experiências, observar experiências, interferir nelas e compartilhá-las com o outro. Para tornar professores e alunos usuários familiarizados com os recursos disponíveis nos computadores, eles precisam usar a informática e não, simplesmente, ter aula de informática. Nesses termos, pretende-se criar condições para que alunos e professores utilizam, de fato, o computador como uma ferramenta pedagógica de grande eficácia na produção de conhecimento e auxiliar na resolução de problemas cotidianos de  seus afazeres profissionais.


Ø            OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Familiarizar professores e alunos com o mundo da Tecnologia da Informação e levá-los a perceber a informática como uma importante aliada na construção de conhecimento;


            Promover o trabalho cooperativo entre professores e dinamizadores de informática em prol de uma aprendizagem sólida, na qual o aluno possa consolidar o conhecimento adquirido em sala de aula;


            Compreender a internet como uma importante fonte de pesquisa;


            Despertar nos discentes a necessidade da pesquisa para um conhecimento sólido e duradouro;


Buscar meios para que o aluno possa consolidar o aprendizado adquirido, utilizando de jogos pedagógicos, imagens, vídeos, filmes ...


Realizar oficinas com professores acerca dos recursos disponíveis nos programas Excel, Word,  Power Point e internet pelo menos uma vez por mês.


Ø            METODOLOGIA


Desenvolver aula de introdução à internet e pesquisa;


Desenvolver aulas que possam auxiliar no aprendizados dos educandos, buscando a interdisciplinaridades;


Desenvolver nos educandos a prática da autonia e da responsabilidade;


Auxiliar  na preparação de aula, utilizando ferramentas digitais;




Ø            META


Promover a inclusão digital no espaço escolar e auxiliar na formação de um conhecimento sólido e duradouro nas diferentes áreas do conhecimento, tendo como ponto de partida a aplicação de ferramentas da Informática Básica Educacional, atendendo a professores e alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, nos turnos matutino, vespertino e noturno, durante o ano letivo de 2012, além da utilização dos recursos digitais na prática docente.



Ø            RECURSOS





· Humanos: Alunos, professores regentes e dinamizadores de informática;


· Material: computadores, aparelho de reprodução de áudio, projetor de imagem, pen-drive e mídias de armazenamentos.




sexta-feira, 23 de março de 2012

CAMINHADA PELA PAZ


A Escola Municipal Gente Pequena realizou no último dia 16 de março sua primeira caminhada pela paz . Com o tema  A paz depende de cada um de nós alunos e professores, munidos de viseiras e cartazes com mensagens de paz, percorreram as ruas do bairro Itapuã em coro uníssono pela paz e contra o bullying e drogas. A população acompanhou extasiada toda a movimentação  do grupo que, embalado por músicas do tema, clamava ainda mais  pela paz. 
A caminhada contou com o apoio da Polícia Militar do Estado de Goiás, da Prefeitura Municipal de Planaltina e do Corpo de Bombeiros, que acompanharam a multidão durante os trinta minutos da caminhada.  A Escola aproveitou, também, a oportunidade  para convidar a comunidade a participar mais da vida escolar de seus filhos, para conhecer de fato a Escola.