sábado, 11 de maio de 2013

NOTA DO PROFESSOR SOBRE OS TEXTOS PUBLICADOS

Willame Nogueira - professor  

A produção de textos escritos é uma prática de linguagem e, como tal, uma prática social. Em várias circunstâncias da vida escrevemos textos para diferentes interlocutores, com distintas finalidades, organizados nos mais diversos gêneros, para circularem em espaços sociais variados.  Não existe escrita sem ser ato de comunicação, sem objetivo a cumprir, sem público para interagir. A prática textual escolar parece se esquecer desses requisitos básicos da comunicação. Escreve-se por escrever e não para ser um ato de comunicação: não se tem público, sem meio de circulação, sem finalidade maior do que ser “corrigido” pelo professor.  A ausência de público é, talvez, o maior problema da prática textual escolar. Para que esse ato de comunicação seja relevante, é indispensável que se tenha em mente para quem se está escrevendo, em que circunstância se está escrevendo, para que o aluno possa eleger a melhor estratégia para atingir o objetivo pretendido.
 A ideia desse trabalho é tornar a produção textual um ato de comunicação, criar um público para esses textos e interagir com esse público. O conhecimento significativo se dá com a teoria aliada à prática. A  vivência do gênero textual fará com que o aluno investigue, pesquise, produza conhecimento.
A importância de deixar o aluno dar opinião permite que ele torne válido seu pensamento, pois compreender a língua é tomar uma posição consciente do que se escreve. E isso deve ser feito na escola. A situação formal da escrita de sala de aula deve servir para o exercício da escrita na vida em sociedade, caso contrário “não há razão para as aulas de português” (Antunes, 2005).

O trabalho é incipiente, porém muito significativo. Os problemas descritos pelos alunos  mostram que há um incômodo de ambas as partes. Deve servir para provocar  o debate, a reflexão, mostrar o papel de cada um dos atores envolvidos nos problemas apontados.

COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS

  • ·         VANDALISMO NO GENTE PEQUENA.


Parabéns ao grupo pela escolha do tema. Porém a reflexão que deve ser feita é: O que eu tenho feito para acabar com essa prática na minha Escola? A origem do problema parece nascer na opinião equivocada de que o patrimônio público não é de ninguém. O que é falso.  O patrimônio público é do público que o frequenta, portanto a Escola é nossa. Somos nós que temos de zelar por ela.
O recurso investido para reparar o que foi danificado poderia ser usado em outras melhorias. Logo todos nós acabamos  pagando o preço por  esse ato criminoso. Se todos (alunos, pais, funcionários) estiverem unidos no sentido de preservar o ambiente escolar, terão um ambiente melhor, mais aconchegante para estudar e trabalhar.
  • ·         BULLYING


Parabéns pelo tema trabalhado.. Esse tema tem despertado o interesse de toda a sociedade pela sua gravidade. Como o grupo mostrou, as consequências decorrentes dessa agressão são gravíssimas para quem sofre essa violência. Há no Congresso Nacional projeto de lei tipificando o crime de bullying. Isso quer dizer que, se aprovada essa lei, o autor pode responder criminalmente por essa prática. Porém a melhor solução é quebrar o silêncio  e pedir ajuda.
  • ·         O PRECONCITO MOSTRA SUA CARA


Parabéns pelo tema trabalhado. Tema tão sério quanto o anterior. Se pensarmos na formação da população brasileira, veremos que todos (brancos e negros) somos uma mistura de  várias  etnias. Isso quer dizer que não existe raça pura. O caráter da pessoa não está na cor da pele, e sim em suas ações, em seu comportamento em sociedade. No campo jurídico, o racismo é um dos poucos crimes sem direito a fiança. Isso que dizer que o autor não tem direito de responder em liberdade por esse crime.
  • ·         A FALTA DE LIVRO NA ESCOLA.


Parabéns pelo tema trabalhado. Esse problema decorre da falta de consciência por parte dos alunos. O Governo Federal anualmente faz grande campanha publicitária solicitando a devolução do livro ao final do ano letivo, porém percebe-se que ainda temos de melhorar muito nessa parte, temos de pensar que, no ano seguinte, outros alunos necessitarão desse livro.
  • ·         GENTE PEQUENA CHEGA PELA 2ª VEZ CONSECUTIVA NA FINAL


Parabéns pelo tema trabalhado. De fato, nossos alunos foram os que melhores representaram a rede municipal de ensino. Esse feito tende a melhorar com a construção do ginásio, pois teremos um espaço adequado para a prática desportiva na Escola.
  • ·         DESEMPENHO DO GENTE PEQUENA EM BAIXA


Parabéns pelo tema trabalhado.. O interesse pelo tema pressupõe que o grupo não está satisfeito com alguma coisa. Porém é necessário que antes de fazer qualquer afirmação, se xeque se elas são verdadeiras. Em que dados foi baseada essa afirmação? Que fonte foi consultada? O texto informativo deve se preocupar com isso, se não se torna especulativo.
Os dados mostram que a informação veiculada  não é verdadeira. Nas avaliações bimestrais o índice de aprovação foi superior a 90%. As notas obtidas na última edição da Prova Brasil foram um das mais altas do Município. Há um esforço concentrado em superar o Indice estipulado pelo Inep para 2013. Tudo conspira para que esse índice seja superado e a Escola se torne uma das melhores da rede municipal.  As aulas práticas mencionadas pelo grupo estão acontecendo, exemplo disso é o texto em comento.  
De fato, a participação da família é fundamental para o bom desempenho do aluno na escola. Quando o aluno tem uma família participativa, que cobra, que propõe, que incentiva, o desempenho do aluno é melhor. Não podemos jogar unicamente  o bom desempenho do aluno a cargo da escola. As pesquisas mostram que os bons alunos têm uma rotina de estudo em casa e que as famílias são presentes na vida escolar deles. Quanto tempo vocês estão dedicando aos estudos? Só as 5 horas em que ficam na escola é pouco, muito pouco para um aluno dedicado aos estudos. Os alunos sul-coreanos estudam cerca de 14 horas diárias, a maior parte fora da escola.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

VANDALISMO NO GENTE PEQUENA



O Vandalismo é um crime praticado principalmente contra o patrimônio público. O autor desse tipo de crime é sobretudo jovem do sexo masculino.  Até mesmo espaços públicos como escola não está livre  desse crime.
No  ano de 2010, a Escola Municipal Gente Pequena teve de trocar os vidros de parte das janelas  e em 2012 teve também de trocar várias portas por causa do vandalismo. Ainda na Escola encontra-se parede rabiscada, mesas quebradas e alunos sem preocupação com as consequências. Após o lanche alguns alunos pegam os pratos e copos e quebram, jogam fora sem se preocupar com nada. O estado do banheiro é crítico devido ao vandalismo. Para a professora Cristiane isso acontece porque vários jovens não têm orientação familiar.
A manutenção da Escola é feita sempre que necessária, porém os alunos não mantém a Escola no estado perfeito, sempre estão destruindo algo, alerta Glória Caroline. Já na opinião do professor  Jailson, “ a melhoria deve acontecer primeiro por parte  dos alunos. Eles tem de adquirir a consciência de preservar o ambiente escolar”.  Para a professora Marleide, “ a Escola está limpa na metade do possível e os alunos que não deveriam jogar lixo no chão”. A aluna Geovana fala que eles (os alunos) trazem problemas para a Escola e descontam  nas coisas escolares.

escrito por: Leandra, Leonardo, Igor, Jessé, Paulo Henrique, Eliana e Naiana, do 9º ano A

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Bullying!!!

O que é?
É um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológicas, intencionais e repetitivas, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia sendo executados dentro de uma relação desigual de poder.
Como acontece?
Em 20% dos casos de bullying, as pessoas são simultaneamente vítimas e agressores, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos, e grandes partes das vítimas não reagem ou falam sobre a agressão sofrida.
Onde acontece?
O assédio pode acontecer em qualquer contexto, no qual seres humanos interajam um com os outros, tais como, escolas, universidades, famílias, entre vizinhos e locais de trabalho.
Tipos de assédio
Os agressores usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros. Alguns exemplos: Insultar a vítima, acusar sistematicamente a vítima de não servir para nada, ataques repetidos, seja contra o corpo ou propriedade da vítima, depreciar a vítima sem qualquer motivo, ameaçar para seguir ordens, isolamento social, chantagem, fazer comentário depreciativo sobre a família, sobre a moradia, aparência pessoal, orientação sexual, religião, etnia, nacionalidade etc.
As consequências dessa prática podem ser tentativas de homicídios, insônia, agressividade, isolamento social, falta de amigos, baixo rendimento escolar, agressividade, tristeza entre outros.
Providências que devem ser tomadas: procurar ajuda dos pais, diretor da escola, professores (caso seja em ambiente escolar) e até mesmo da policia. Ajuda de profissionais especializados também é recomendada.
Entrevistamos uma menina em idade escolar que sofria bullying na escola. Não vamos cita o nome para preserva sua identidade.  Nossa entrevistada sofreu por muito tempo com o bullying , uma agressão verbal que manifestava rotineiramente no ambiente escolar. Segundo relatos da entrevistada, alguns meninos e meninas  ficavam rebaixando ela por causa de suas roupas, seu cabelo e sua cor (negra). Por eles aparentarem melhor condições financeiras, queriam mostrar a ela que eram melhores do que ela. Ela conta que se sentia humilhada, feia, triste. Em algumas vezes a vitima sentia vontade de revidar as agressões  sofridas, porém faltava coragem. Ela, então, decidiu falar com sua mãe e as duas foram até a casa das agressoras e também comunicaram o caso para a direção da escola.  Ela relata que após a direção da escolar conversar com os envolvidos o caso foi parcialmente resolvido, porém os agressores ainda a tratam com indiferença. “ Hoje eu me sinto mais forte e mais feliz,  não ligo mais pro que aconteceu e presto mais atenção aos elogios que recebo e em quem está realmente comigo”, diz.

Escrito por: Marina Dourado, Jaine Pereira, Letícia Vitória, Jean Oliveira e Iraildo  de Sousa, do 9º ano A.




quinta-feira, 2 de maio de 2013

O PRECONCEITO MOSTRA SUA CARA


o que é preconceito?
            
             
                 É um "juízo" manifestado geralmente na forma de uma  atitude "discriminatória" perante pessoas, estranhos. Costuma  identificar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um  grupo social ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de  preconceitos são "social","racial" e "sexual".
                No Brasil, preconceito é uma generalização superficial,  chamada "esteriótipo". Exemplos: "todos os inglêses são frios", o conceito de "raça pura" e todos stress considerados por Freud, que costumam beirar a loucura, segundo o médio clínico geral, que se aprofundou no estudo de pacientes com doenças não físicas.
                Observar características comuns a grupos são  considerados preconceituosos quando entrarem para o campo de  agressividade ou discriminação, caso contrário reparar em  características.

           O Preconceito nas escolas Brasileiras
                O preconceito nas escolas brasileiras. Segundo um  estudo realizado pelo INEP juntamente com o MEC existe  descriminação de alunos, pais dos alunos, professores, a
 nível de diretoria e até entre os funcionários. Os que mais  sofrem com essas manifestações são deficientes, geralmente os  mentais, depois vem os negros, índios, ciganos, homossexuais
 e mestiço.
                Devido a maneira que o professor trata o aluno, muitas  vezes sendo mais hostil, observou-se que existe relação entre  desempenho escolar e preconceito. Os Estudos foram realizados  em 501 escolas com alunos, pais dos alunos, professores e  funcionários da rede pública do País.
                Concluíram diante dessa pesquisa que 99,3% dos  entrevistados têm algum tipo de preconceito e que mais de 80%  desejam manter distância social de portadores de necessidades   especiais, homossexuais, pobres e negros. Desse total, 96,5%  sente preconceito em relação a pessoas com deficiência e  94,2% na etno-racial.
                A sociedade é preconceituosa, a escola não é a única a  ter esse tipo de ato discriminante. Segundo a pesquisa, as  discriminações são tão grandes e profundas que quase chegam a  caracterizar a nossa cultura.
                A partir desse estudo os orgãos envolvidos pensam em  criar projetos para extinguir preconceitos, principalmente em  escolas. Haverá cursos direcionados para a equipe escolar,
 mas isso leva tempo para obtenção de resultados concretos. Os  preconceitos existem e sempre existirão, mas quando será  extirpado da sociedade e da convivência entre seres humanos  (é o que todos somos)?.
                Entrevistamos 2 alunos da  Escola Gente Pequena ( Eles preferiram não se identificar e nós respeitamos o direito deles) . Você ja sofreu algum tipo de preconceito ? Quando
 isso aconteceu?  Como você se sentia?  aonde isso acontece e  acontecia ? Como você fazia para lidar com esse preconceito?
-Um dos alunos  respondeu  “Sim,  já sofri o racismo!Isso aconteceu quando tinha 9 anos!Eu me sentia muito mal, quase entrava em depressão !Eu conversava com minha mãe e minha família”.  O outro aluno  desabafou “Sim eu tive preconceito por causa dos óculos, me chamavam de quatro Olho, isso me acontecia e acontece até hoje, eu me sentia muito mal, isso acontecia em todo lugar, principalmente na escola e na rua, e eu não faço nada “


Escrito por : João Vitor, Daniela Viana, Gabriele Silva, Mylena Almeida e Thiago Morais. 9º ano "A"    

A Falta De Livro Na Escola



No que prejudica a falta de livros a uma escola?

    A falta de livro na Escola Municipal Gente Pequena vem ocorrendo há alguns anos. Isso está atrapalhando o aprendizado dos alunos. Em algumas matérias Taís como matemática, tem 7 livros para 54 alunos,Português 10, Ciências 8 livros,História 8 livros.Essa falta de livro está prejudicando o ensino dos 9º anos.De acordo com a Professora de Língua Portuguesa  Alcione Araújo “A biblioteca na escola desperta a curiosidade  nos educando , os levam ao mundo de fantasias , emoções , descoberta literária que provocam conhecimentos  que não são oferecidos em sala de aula, favorecem a constituição de leitores assíduos a partir de procedimentos didáticos criativos no entanto a falta da biblioteca nos prejudica pois assim não vamos ao encontro do imaginário , da fantasia , da descoberta do novo , do real e até mesmo do irreal”.Para a de Matemática Cristiane “É   muito ruim dar aula para os alunos sem livros .Os alunos não cooperam com as devoluções de livros que levam para casa, se torna difícil dá aula .“Já para a professora  de Ciências Ryane “É ruim , o conteúdo fica muito atrasado, perde-se bastante tempo, dificulta a visualização do aluno , principalmente no caso de Ciências “.
              Essa falta de livros tem a colaboração para o reprovação de alguns alunos , pois eles não entendem o conteúdo por falta de livros ,dificulta a visualização das gravuras para o entendimento da matéria.
De acordo com alunos do 9º ano A. A falta de livros estão prejudicando tanto os alunos quanto aos  professores.Eles falam que a  culpa é dos alunos que não usam como deveria e também mais por levarem os livros para casa e não devolvem para a Escola no fim do ano letivo .

"O meu leitor não é o que me lê. É o que me relê (caso exista). Um autor lido unicamente uma vez não tem leitores, por mais retumbante que seja o seu sucesso."
Autor:Alexandre
 Escrito por : Rodrigo de Souza, Bruno, Alexandre, Thales, Gleydson e Ítalo, do 9º ano B

GENTE PEQUENA CHEGA PELA 2ª VEZ CONSECUTIVA NA FINAL




Nos dias 8 e 9 do mês de abril do ano de 2013, na cidade de Planaltina-Go, com a  participação das escolas municipais e dos colégios  estaduais, ocorreram os jogos escolares do Estado de Goiás. Os jogos aconteceram no ginásio da Quadra 01 Leste.  O Campeonato começou na fase mata-mata, ou seja, quem perdesse estaria fora do Campeonato.
                O time infanto-juvenil  da Escola Municipal Gente Pequena fez a melhor campanha de todas as escolas municipais, chegando pela segunda vez a final como favorita ao título. Logo no primeiro jogo, eles demonstraram que eram um grande time, venceram a Escola Moraes Gualberto pelo placar de 7x0, uma vitória para dar bastante confiança ao time.
                Na segunda partida, um jogo bom de se ver, venceu com mais uma goleada contra o CAIC , 5x1. Na terceira partida, com um jogo muito ofensivo, pois os dois  times já estavam esgotados devido à quantidade de jogos que eles fizeram no mesmo dia e com pouco tempo de descanso,  a classificação para a final foi decidida  nos pênaltis, com uma vitoria dramática,  sobre o CIEM. Na grande final, o desgaste físico era grande e a equipe do Gente Pequena acabou perdendo para o Complexo Estadual 09 pelo placar de 5x2.
Já o  time juvenil  da Escola Gente Pequena não teve  a atuação esperada por todos.  No primeiro jogo, venceu de forma não convincente a time da Escola Paulo Freira pelo placar de 2x1. Na segunda partida, com o time desfalcado pois no jogo anterior dois jogadores foram lesionados e com ainda outro jogador expulso, o time acabou eliminado do torneio de forma precoce.  Pedimos para um jogador da equipe descrever o desempenho de sua equipe no torneio: “Começamos bem, mas devido ao pouco tempo de treinamento, não alcançamos o nosso objetivo”.  A um jogador da equipe do infanto se ele tinha gostado de sua atuação, ele respondeu: “ Sim, pelo motivo de acertar uma grande quantidade de passes e ajudar meu time a chegar a final”.


Escrito por : Valdiney, Ismael, Miguel, Líbni, Maxuel e Carlos Daniel. 9º ano A

DESEMPENHO DO GENTE PEQUENA EM BAIXA.


DESEMPENHO DO GENTE PEQUENA EM BAIXA.
Desempenho pífio do PIB revela fracasso do atual modelo econômico, diz economista


O
 nível de aprendizagem dos alunos da Escolar Municipal Gente Pequena não é um dos melhores, segundo apontado a Técnica Pedagógica Ismara.  A falta de interesse, a bagunça e as faltas estão atrapalhando muito os alunos, ela também afirmou que "A família participando com a escola poderia ajudar!". Perguntamos a ela se entre 2010 e 2013 melhorou ou piorou o desenvolvimento dos alunos e ela respondeu que está no mesmo nível, não ouve melhora. Ela opinou que se houvesse mais palestras poderia haver melhorias. Perguntamos aos professores quais as reclamações mais freqüentes dos alunos. As repostas mais ouvidas foram à falta de material, faltas de interesse, falta de respeito tanto com os professores e quanto aos próprios colegas. Também perguntamos quais as maneiras mais adequadas para o desenvolvimento dos alunos e eles responderam que a participação dos pais é importante no desenvolvimento e a consciência dos alunos. Eles também comentaram que se tivessem mais palestras e projetos ajudaria muito no desempenho dos alunos. Para não só ter a opinião dos professores também entrevistou os alunos, para saber o que eles pensam sobre isso. Os alunos falaram que as reclamações mais apontadas são: falta de respeito, desinteresse dos alunos.  Também perguntamos aos alunos o que eles achavam que melhoraria no desenvolvimento dos alunos. Eles disseram que ajudaria muito com palestras, aulas práticas, projetos. Para 94% das pessoas que entrevistamos o desempenho piorou, sendo que 23% eram alunos.

Escrito por: Geovana Evangelista, Katiele Jéssica, Ingrid Fonseca, Pâmela Sousa e Sthefanne Barros, do 9º A.