PÚBLICO ALVO : Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA
PERÍODO DE DURAÇÃO: Segundo Semestre
JUSTIFICATIVA
Convive-se hoje num mundo com variadas culturas, variados veículos de informação, bem como, grande divulgação de informações de todos os tipos. Percebe-se também uma necessidade cada vez maior das pessoas transitarem de um lugar para outro. Todos estes aspectos da vida cotidiana exigem a compreensão de diferentes linguagens e de grande interação com o que está ao nosso redor. A escola tenta propiciar aos alunos os conhecimentos necessários para compreender, se adaptar e construir opiniões, em seus contatos com diversos ambientes e pessoas.
OBJETIVOS
1. Incentivar o hábito de ler e o gosto pela leitura.
1. Incentivar o hábito de ler e o gosto pela leitura.
2. Propiciar a troca e o compartilhamento de idéias, opiniões e conhecimentos.
Descrição e troca de informações sobre livros de literatura e organização de um banco de dados com sugestões de leitura.
Descrição e troca de informações sobre livros de literatura e organização de um banco de dados com sugestões de leitura.
3. Investigar as práticas de leitura e como esta poderá contribuir na melhoria da habilidade de interpretação de textos e, conseqüentemente na formação de alunos leitores.
4. Compreender como é a prática de leitura na educação infantil;
5. Identificar estratégias utilizadas pelos professores a fim de desenvolver nos alunos o hábito de ler;
6. Entender o que é necessário fazer para que os alunos se tornem leitores autênticos
7.fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.
DESENVOLVIMENTO
Livros literários e informativos de qualidade, fantoches, malas de histórias, almofadas, mesas e armários para a organização do acervo.
Todas as atividades de leitura e escrita realizadas na escola serão registradas pelos. Nos exercícios de produção de texto, será observada a pontuação, a ortografia, a organização do enredo, as características do gênero proposto e a seqüencial temporal. Para os menores que ainda não eram alfabetizados, a avaliação se dava por meio de um ditado com a finalidade de verificar se a criança avançava no conhecimento sobre o sistema de escrita. Ao final de cada bimestre a escola promoverá uma avaliação coletiva de leitura e escrita com todos os alunos do Ensino Fundamental. Os textos produzidos pelas turmas se transformaram nos capítulos de um livro coletivo.
.Para que seja descoberto o prazer pela leitura, usaremos a obra de variados autores
• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
• Conhecer vida e obra do autor;
• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;
• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
• Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.
MATERIAL NECESSÁRIO
Livros literários e informativos de qualidade, fantoches, malas de histórias, almofadas, mesas e armários para a organização do acervo.
AVALIAÇÃO
Todas as atividades de leitura e escrita realizadas na escola serão registradas pelos. Nos exercícios de produção de texto, será observada a pontuação, a ortografia, a organização do enredo, as características do gênero proposto e a seqüencial temporal. Para os menores que ainda não eram alfabetizados, a avaliação se dava por meio de um ditado com a finalidade de verificar se a criança avançava no conhecimento sobre o sistema de escrita. Ao final de cada bimestre a escola promoverá uma avaliação coletiva de leitura e escrita com todos os alunos do Ensino Fundamental. Os textos produzidos pelas turmas se transformaram nos capítulos de um livro coletivo.
.Para que seja descoberto o prazer pela leitura, usaremos a obra de variados autores
Nenhum comentário:
Postar um comentário