sexta-feira, 27 de abril de 2012


Vídeo apresentado durante o curso de formação dos conselhos escolares: Conselhos Escolares quem participa constrói o futuro.

terça-feira, 10 de abril de 2012

MEU MUNDO COM LETRAS

PROJETO DE LEITURA: MEU MUNDO COM LETRAS

PÚBLICO ALVO : Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA

PERÍODO DE DURAÇÃO: Segundo Semestre


JUSTIFICATIVA
      Convive-se hoje num mundo com variadas culturas, variados veículos de informação, bem como, grande divulgação de informações de todos os tipos. Percebe-se também uma necessidade cada vez maior das pessoas transitarem de um lugar para outro. Todos estes aspectos da vida cotidiana exigem a compreensão de diferentes linguagens e de grande interação com o que está ao nosso redor. A escola tenta propiciar aos alunos os conhecimentos necessários para compreender, se adaptar e construir opiniões, em seus contatos com diversos ambientes e pessoas.

OBJETIVOS

1. Incentivar o hábito de ler e o gosto pela leitura.
 2. Propiciar a troca e o compartilhamento de idéias, opiniões e conhecimentos.
Descrição
e  troca de informações sobre livros de literatura e organização de um banco de dados com sugestões de leitura.
3. Investigar as práticas de leitura e como esta poderá contribuir na melhoria da habilidade de interpretação de textos e, conseqüentemente na formação de alunos leitores.
4. Compreender como é a prática de leitura na educação infantil;
5. Identificar estratégias utilizadas pelos professores a fim de desenvolver nos alunos o hábito de ler;
6. Entender o que é necessário fazer para que os alunos se tornem leitores autênticos
7.fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro.
DESENVOLVIMENTO

• Leitura compartilhada com os alunos de obras referentes aos projetos em execução;• Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;
• Conhecer vida e obra do autor;
• Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, considerando características físicas e psicológicas;
• Fazer estudos individuais e coletivos dos dados contidos nos livros;
• Fazer sessões de explanação dos conteúdos evidenciados na obra;
• Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem.

MATERIAL NECESSÁRIO

Livros literários e informativos de qualidade, fantoches, malas de histórias, almofadas
, mesas e armários para a organização do acervo.

AVALIAÇÃO
 
Todas as atividades de leitura e escrita realizadas na escola serão registradas pelos. Nos exercícios de produção de texto, será observada a pontuação, a ortografia, a organização do enredo, as características do gênero proposto e a seqüencial temporal. Para os menores que ainda não eram alfabetizados, a avaliação se dava por meio de um ditado com a finalidade de verificar se a criança avançava no conhecimento sobre o sistema de escrita. Ao final de cada bimestre  a escola promoverá uma avaliação coletiva de leitura e escrita com todos os alunos do Ensino Fundamental. Os textos produzidos pelas turmas se transformaram nos capítulos de um livro coletivo.

. Para que seja descoberto o prazer pela leitura, usaremos a obra de variados autores

PROJETO AUTOESTIMA


Projeto Autoestima


JUSTIFICATIVA:

         Com o intuito de transformar o ambiente escolar mais agradável, promovendo a socialização e integração entre os funcionários, iremos no decorrer do ano letivo, proporcionar momentos de interação e reflexão entre os funcionários,
         Não se pode pensar em educação, sem se pensar em auto-estima.
         Quanto mais saudável for a auto-estima, mais propenso se torna tratar os outros com respeito, benevolência e boa vontade. Enfim, a auto-estima elevada é a base para a felicidade pessoal.
         Pestalozzi já nos dizia: “Educar é amar” se o educador amar, o aluno irá receber esse amor e assim, trabalhará com esse sentimento, surgindo uma educação integrada, de dentro para fora, despertando assim, os potenciais e as habilidades dos alunos.


OBJETIVOS:

         Promover a interação, motivação e comprometimento de todos os funcionários com o ambiente escolar tornando-o cada vez mais agradável e prazeroso.
         O projeto objetiva promover a retomada do entusiasmo e da motivação pelo trabalho. Buscando resgatar nos educadores sentimentos antes ignorados para o bem-estar, uma vez que se almeja alcançar a qualidade de vida.


PROCEDIMENTOS:

         A cada bimestre desenvolver técnicas de valorização profissional e pessoal com todos os funcionários deste âmbito escolar em consonância com as datas comemorativas, com o intuito de resgatar a auto-estima de todos.
         Dinâmicas, palestras e músicas que permitam resgatar a auto-estima e valorizar as capacidades dos profissionais.


CULMINÂNCIA:

         Acontecerá a cada bimestre observando também as datas comemorativas que poderão ser trabalhadas uma em consonância com a outra.