sábado, 11 de maio de 2013

NOTA DO PROFESSOR SOBRE OS TEXTOS PUBLICADOS

Willame Nogueira - professor  

A produção de textos escritos é uma prática de linguagem e, como tal, uma prática social. Em várias circunstâncias da vida escrevemos textos para diferentes interlocutores, com distintas finalidades, organizados nos mais diversos gêneros, para circularem em espaços sociais variados.  Não existe escrita sem ser ato de comunicação, sem objetivo a cumprir, sem público para interagir. A prática textual escolar parece se esquecer desses requisitos básicos da comunicação. Escreve-se por escrever e não para ser um ato de comunicação: não se tem público, sem meio de circulação, sem finalidade maior do que ser “corrigido” pelo professor.  A ausência de público é, talvez, o maior problema da prática textual escolar. Para que esse ato de comunicação seja relevante, é indispensável que se tenha em mente para quem se está escrevendo, em que circunstância se está escrevendo, para que o aluno possa eleger a melhor estratégia para atingir o objetivo pretendido.
 A ideia desse trabalho é tornar a produção textual um ato de comunicação, criar um público para esses textos e interagir com esse público. O conhecimento significativo se dá com a teoria aliada à prática. A  vivência do gênero textual fará com que o aluno investigue, pesquise, produza conhecimento.
A importância de deixar o aluno dar opinião permite que ele torne válido seu pensamento, pois compreender a língua é tomar uma posição consciente do que se escreve. E isso deve ser feito na escola. A situação formal da escrita de sala de aula deve servir para o exercício da escrita na vida em sociedade, caso contrário “não há razão para as aulas de português” (Antunes, 2005).

O trabalho é incipiente, porém muito significativo. Os problemas descritos pelos alunos  mostram que há um incômodo de ambas as partes. Deve servir para provocar  o debate, a reflexão, mostrar o papel de cada um dos atores envolvidos nos problemas apontados.

COMENTÁRIOS SOBRE OS TEXTOS

  • ·         VANDALISMO NO GENTE PEQUENA.


Parabéns ao grupo pela escolha do tema. Porém a reflexão que deve ser feita é: O que eu tenho feito para acabar com essa prática na minha Escola? A origem do problema parece nascer na opinião equivocada de que o patrimônio público não é de ninguém. O que é falso.  O patrimônio público é do público que o frequenta, portanto a Escola é nossa. Somos nós que temos de zelar por ela.
O recurso investido para reparar o que foi danificado poderia ser usado em outras melhorias. Logo todos nós acabamos  pagando o preço por  esse ato criminoso. Se todos (alunos, pais, funcionários) estiverem unidos no sentido de preservar o ambiente escolar, terão um ambiente melhor, mais aconchegante para estudar e trabalhar.
  • ·         BULLYING


Parabéns pelo tema trabalhado.. Esse tema tem despertado o interesse de toda a sociedade pela sua gravidade. Como o grupo mostrou, as consequências decorrentes dessa agressão são gravíssimas para quem sofre essa violência. Há no Congresso Nacional projeto de lei tipificando o crime de bullying. Isso quer dizer que, se aprovada essa lei, o autor pode responder criminalmente por essa prática. Porém a melhor solução é quebrar o silêncio  e pedir ajuda.
  • ·         O PRECONCITO MOSTRA SUA CARA


Parabéns pelo tema trabalhado. Tema tão sério quanto o anterior. Se pensarmos na formação da população brasileira, veremos que todos (brancos e negros) somos uma mistura de  várias  etnias. Isso quer dizer que não existe raça pura. O caráter da pessoa não está na cor da pele, e sim em suas ações, em seu comportamento em sociedade. No campo jurídico, o racismo é um dos poucos crimes sem direito a fiança. Isso que dizer que o autor não tem direito de responder em liberdade por esse crime.
  • ·         A FALTA DE LIVRO NA ESCOLA.


Parabéns pelo tema trabalhado. Esse problema decorre da falta de consciência por parte dos alunos. O Governo Federal anualmente faz grande campanha publicitária solicitando a devolução do livro ao final do ano letivo, porém percebe-se que ainda temos de melhorar muito nessa parte, temos de pensar que, no ano seguinte, outros alunos necessitarão desse livro.
  • ·         GENTE PEQUENA CHEGA PELA 2ª VEZ CONSECUTIVA NA FINAL


Parabéns pelo tema trabalhado. De fato, nossos alunos foram os que melhores representaram a rede municipal de ensino. Esse feito tende a melhorar com a construção do ginásio, pois teremos um espaço adequado para a prática desportiva na Escola.
  • ·         DESEMPENHO DO GENTE PEQUENA EM BAIXA


Parabéns pelo tema trabalhado.. O interesse pelo tema pressupõe que o grupo não está satisfeito com alguma coisa. Porém é necessário que antes de fazer qualquer afirmação, se xeque se elas são verdadeiras. Em que dados foi baseada essa afirmação? Que fonte foi consultada? O texto informativo deve se preocupar com isso, se não se torna especulativo.
Os dados mostram que a informação veiculada  não é verdadeira. Nas avaliações bimestrais o índice de aprovação foi superior a 90%. As notas obtidas na última edição da Prova Brasil foram um das mais altas do Município. Há um esforço concentrado em superar o Indice estipulado pelo Inep para 2013. Tudo conspira para que esse índice seja superado e a Escola se torne uma das melhores da rede municipal.  As aulas práticas mencionadas pelo grupo estão acontecendo, exemplo disso é o texto em comento.  
De fato, a participação da família é fundamental para o bom desempenho do aluno na escola. Quando o aluno tem uma família participativa, que cobra, que propõe, que incentiva, o desempenho do aluno é melhor. Não podemos jogar unicamente  o bom desempenho do aluno a cargo da escola. As pesquisas mostram que os bons alunos têm uma rotina de estudo em casa e que as famílias são presentes na vida escolar deles. Quanto tempo vocês estão dedicando aos estudos? Só as 5 horas em que ficam na escola é pouco, muito pouco para um aluno dedicado aos estudos. Os alunos sul-coreanos estudam cerca de 14 horas diárias, a maior parte fora da escola.

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