quinta-feira, 2 de maio de 2013

O PRECONCEITO MOSTRA SUA CARA


o que é preconceito?
            
             
                 É um "juízo" manifestado geralmente na forma de uma  atitude "discriminatória" perante pessoas, estranhos. Costuma  identificar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um  grupo social ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de  preconceitos são "social","racial" e "sexual".
                No Brasil, preconceito é uma generalização superficial,  chamada "esteriótipo". Exemplos: "todos os inglêses são frios", o conceito de "raça pura" e todos stress considerados por Freud, que costumam beirar a loucura, segundo o médio clínico geral, que se aprofundou no estudo de pacientes com doenças não físicas.
                Observar características comuns a grupos são  considerados preconceituosos quando entrarem para o campo de  agressividade ou discriminação, caso contrário reparar em  características.

           O Preconceito nas escolas Brasileiras
                O preconceito nas escolas brasileiras. Segundo um  estudo realizado pelo INEP juntamente com o MEC existe  descriminação de alunos, pais dos alunos, professores, a
 nível de diretoria e até entre os funcionários. Os que mais  sofrem com essas manifestações são deficientes, geralmente os  mentais, depois vem os negros, índios, ciganos, homossexuais
 e mestiço.
                Devido a maneira que o professor trata o aluno, muitas  vezes sendo mais hostil, observou-se que existe relação entre  desempenho escolar e preconceito. Os Estudos foram realizados  em 501 escolas com alunos, pais dos alunos, professores e  funcionários da rede pública do País.
                Concluíram diante dessa pesquisa que 99,3% dos  entrevistados têm algum tipo de preconceito e que mais de 80%  desejam manter distância social de portadores de necessidades   especiais, homossexuais, pobres e negros. Desse total, 96,5%  sente preconceito em relação a pessoas com deficiência e  94,2% na etno-racial.
                A sociedade é preconceituosa, a escola não é a única a  ter esse tipo de ato discriminante. Segundo a pesquisa, as  discriminações são tão grandes e profundas que quase chegam a  caracterizar a nossa cultura.
                A partir desse estudo os orgãos envolvidos pensam em  criar projetos para extinguir preconceitos, principalmente em  escolas. Haverá cursos direcionados para a equipe escolar,
 mas isso leva tempo para obtenção de resultados concretos. Os  preconceitos existem e sempre existirão, mas quando será  extirpado da sociedade e da convivência entre seres humanos  (é o que todos somos)?.
                Entrevistamos 2 alunos da  Escola Gente Pequena ( Eles preferiram não se identificar e nós respeitamos o direito deles) . Você ja sofreu algum tipo de preconceito ? Quando
 isso aconteceu?  Como você se sentia?  aonde isso acontece e  acontecia ? Como você fazia para lidar com esse preconceito?
-Um dos alunos  respondeu  “Sim,  já sofri o racismo!Isso aconteceu quando tinha 9 anos!Eu me sentia muito mal, quase entrava em depressão !Eu conversava com minha mãe e minha família”.  O outro aluno  desabafou “Sim eu tive preconceito por causa dos óculos, me chamavam de quatro Olho, isso me acontecia e acontece até hoje, eu me sentia muito mal, isso acontecia em todo lugar, principalmente na escola e na rua, e eu não faço nada “


Escrito por : João Vitor, Daniela Viana, Gabriele Silva, Mylena Almeida e Thiago Morais. 9º ano "A"    

Um comentário:

  1. pessoas que tem preconceito com negros ou brancos não tem respeito com ele mesmo pq ninguém e melhor do que ninguém deus fez a mulher e o homem e não ligou pra cor a agora tem gente que tem isso na niossa sociedade.

    ResponderExcluir